5 lesões causadas pela corrida

5 lesões causadas pela corrida

5 lesões causadas pela corrida

A corrida é um exercício muito recomendado pelos médicos para manter a qualidade de vida e perder peso. Porém, antes de calçar seu par de tênis e sair correndo por aí saiba que apesar dos inúmeros benefícios, a corrida é um esporte que assim como outras modalidades, pode causar determinadas lesões.

Elas podem ocorrer pelo uso do tênis inapropriado, falta de alongamento, postura errada, falta de descanso e até mesmo o excesso de treino. Conheça as 5 principais lesões que podem acontecer na prática da corrida:

  1. Fascite Plantar: A lesão se manifesta com dor de fisgada na planta do calcanhar, principalmente pela manhã ou ao se levantar durante o dia, podendo irradiar para baixo do arco ou até a parte da frente do pé. Pode ser causada por excesso de pronação e pouca flexibilidade nas panturrilhas, sendo mais comum em pessoas que estão acima do peso, ou que fiquem longos períodos de pé.
  2. Tendinite Calcânea (tendão de Aquiles): É a inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao calcanhar. Entre as principais estão o volume de treino excessivo, falta de aquecimento, desvios de eixos nos pés e alongamento e fraqueza dos músculos da panturrilha.
  3. Canelite: Lesão comum principalmente nos que ainda não se adaptaram às atividades ou que exageram no ritmo dos treinamentos. É uma inflamação na canela, é causada pela sobrecarga da tíbia (osso frontal na parte superior da perna). O principal sintoma é a dor forte na perna.
  4. Entorse de tornozelo: É uma lesão dos ligamentos que ocorre após uma torção no pé. O tratamento inicial sempre envolve proteção do pé torcido e reabilitação fisioterápica. Sendo os casos cirúrgicos restritos a falhas de tratamento e em lesões associadas específicas.
  5. Fraturas por estresse: Geralmente ocorrem na tíbia, metatarsos, fíbula e navicular e são o resultado de um desbalanço entre estresses mecânicos locais e o remodelamento ósseo. As causas são diversas e a fratura pode se relacionar com a insistência do corredor em treinar mesmo sabendo que seu corpo já está dando sinais como dor e fadiga.

É importante lembrar que também existem diversos outros fatores envolvidos no surgimento de lesões. Alguns deles são imprevisíveis, mas uma outra boa parte pode ser evitado e prevenido. Uma forma de prevenção é realizar um aquecimento específico antes de iniciar qualquer modalidade esportiva.

Além disso, é importante seguir à risca todas as recomendações de um profissional, que poderá indicar a melhor forma de recuperação para o seu problema. Se está precisando de ajuda, não hesite em agendar uma consulta.