Canelite – saiba como evitar e tratar o problema

Canelite - saiba como evitar e tratar o problema

Canelite – saiba como evitar e tratar o problema

A corrida é um exercício que possui movimentos repetitivos, o que faz com que as lesões por desgaste sejam comuns entre seus praticantes. Um dos problemas que mais aparecem nos corredores é a canelite. 

O que é a Canelite?

Canelite é o termo popular usado para se referir à síndrome do estresse medial da tíbia, uma inflamação do principal osso da canela ou dos tendões e músculos da tíbia, podendo se tornar fratura por estresse. Se não tratado da forma correta, pode impossibilitar o atleta de correr.

Os sintomas que indicam o desenvolvimento da canelite são a dor e sensibilidade na canela, dificuldade ao caminhar, dores após exercícios físicos, fraqueza nos pés e inchaço. 

Para o diagnóstico, são realizados exames clínicos com base no relato do paciente. Também podem ser solicitados exames de imagem e raios-X, em caso de suspeita de fratura óssea ou uma condição diferente da canelite.

O tratamento inicial é conservador, sendo indicado o repouso e mantendo o condicionamento físico com atividades sem impacto e indolores como bicicleta e natação. Outras medidas devem ser tomadas como a diminuição da intensidade e duração do treino, além de mudar a superfície do terreno da corrida. 

Para amenizar as dores, anti-inflamatórios, gelo, fisioterapia analgésica e alongamento são algumas das prescrições. Alguns casos são necessários à utilização de órteses ou palmilha para correção da pronação. 

O retorno na corrida não deve ser imediato, ocorrendo gradualmente focando no alongamento e condicionamento progressivo. A indicação cirúrgica ocorre apenas nos casos em que mesmo após o tratamento inicial os sintomas se mantém. Para definir a cirurgia é fundamental identificar o motivo da permanência da dor e agir sobre a estrutura exata, seja fáscia, tendão ou mesmo estrutura óssea.

A prevenção é a chave do sucesso de um praticante de atividade física. Antes de se aventurar em praticar qualquer que seja a atividade, entre em contato com um especialista. Buscar orientação é uma das principais formas de prevenir problemas.