Dores Musculares – Como evitar após o treino?

Dores Musculares - Como evitar após o treino

Dores Musculares – Como evitar após o treino?

Quem corre está sempre sujeito a desconfortos e dores musculares provocados pelo exercício intenso. 

As dores aparecem, pois, durante o exercício ocorrem micro lesões musculares que se manifestam após algumas horas da atividade. Esses incômodos costumam ser piores no início, uma vez que o organismo da pessoa ainda não está adaptado à atividade. Porém, com a regularidade e o aumento progressivo do volume dos treinos, as dores podem melhorar após um tempo.

A recuperação muscular após o treino é tão importante quanto a própria atividade física. Nesse tempo de descanso os músculos continuam trabalhando e respondendo aos estímulos recebidos. Por isso a recuperação é parte inerente ao treino e merece a devida atenção.

Independente da sua experiência de treino, seja você ainda iniciante ou não, confira algumas dicas de como evitar dores após o treino:

  1. Faça alongamentos e massagens: O alongamento prepara o corpo para realizar os exercícios e é capaz de aliviar a dor muscular após o treino. O hábito de alongar irá auxiliar na prevenção de lesões e distensões. Da mesma forma a massagem muscular conhecida como soltura miofascial é outro artifício muito importante para manter uma boa saúde muscular, prevenir lesões e acelerar a recuperação entre os treinos. 
  2. Use calçados adequados: O uso do tênis nas atividades físicas tem como principal objetivo aumentar a eficiência do movimento. Controlar e orientar as articulações dos pés para minimizar o risco pisada errada e de sobrecarga gerada pelo impacto de alguns exercícios, evitando assim acidentes, lesões e fraturas.
  3. Cuide da alimentação: Assim como a hidratação, a ingestão e reposição de nutrientes também merece atenção especial. A alimentação pré e pós treino é importante para que você tire o maior proveito do treino exigindo do seu corpo o máximo possível para ter a melhor resposta ao esforço 
  4. Se dê o descanso: É muito importante dar ao corpo o descanso que ele merece. Isso significa deixar que ele se recupere antes de fazer a próxima sessão de exercícios.

É preciso ressaltar que não é todo tipo de dor que pode ser considerada normal. É fundamental exercitar-se sempre acompanhado de um profissional para entender as limitações do seu corpo e organismo.

Ao sentir dores durante a prática dos exercícios ou perceber que as dores demoram mais do que alguns dias para passar, agende uma consulta com um médico especialista, pois pode haver lesão em algum tendão ou músculo.