Dores no calcanhar podem ser sinal de vários problemas

dores no calcanhar

Dores no calcanhar podem ser sinal de vários problemas

Um dos desafios da especialidade em pé e tornozelo é que tratamos condições que afetam nada mais, nada menos do que o ponto de apoio do corpo. Todo o peso do corpo humano e o impacto da movimentação são absorvidos pelos pés. Se você tem dores no calcanhar, por exemplo, seu dia a dia com certeza fica mais difícil, porque até algo simples como andar até a padaria mais próxima pode ficar muito complicado. E os motivos dessa dor podem ser vários, essa é a razão pela qual você precisa buscar ajuda do médico especialista em pé e tornozelo para um diagnóstico. Cada motivo vai exigir um tratamento diferente.

O calcanhar é formado pelo osso calcâneo e é comum recebermos pacientes com queixas de dores no calcanhar justamente por essa ser uma região que suporta uma grande carga de pressão diariamente. Veja algumas das causas possíveis de dores no calcanhar:

  • mudanças no formato do pé e da pisada;
  • fortes impactos (pancadas);
  • quadro de obesidade;
  • esporão do calcâneo;
  • bursite;
  • gota;
  • fascite plantar;
  • rigidez muscular da panturrilha ou do tendão de Aquiles;
  • uso de calçados sem amortecimento adequado;
  • entorse.

Como você pode perceber, as causas são muitas, sendo a dor no calcanhar apenas um sintoma que pode vir acompanhado de inchaço e sensibilidade também. O médico ortopedista especialista em pé e tornozelo vai fazer um exame clínico e determinar a fonte da dor, além de determinar o local exato do problema. A colaboração do paciente com informações no diagnóstico é importante: descreva se as dores são contínuas ou não, se afetam apenas um calcanhar ou os dois, se você pratica algum exercício físico e com que intensidade (ou mesmo se mudou a intensidade recentemente) e também como é o seu dia a dia e seu trabalho (você trabalha se deslocando a pé? Sofreu algum impacto no calcanhar recentemente?).

Tratamentos

Como as causas são várias, os tratamentos também e como, dito, cada um é adequado a uma causa diferente. O especialista em pé e tornozelo pode indicar anti-inflamatórios para reduzir a dor e vai orientar um tempo de repouso. A colocação de órteses também é uma possibilidade de tratamento. Em alguns casos, é necessário envolver também um profissional fisioterapeuta, que vai orientar exercícios de correção postural, alongamento e fortalecimento das articulações.

Fazer compressas geladas ou banhos de água quente são métodos caseiros eficazes para aliviar a dor temporariamente, e você pode fazer isso enquanto não vai à sua consulta. Mas não se esqueça de que essas são soluções paliativas apenas e não tratam realmente o problema. Além disso, em hipótese alguma se automedique. Conte sempre com o médico ortopedista para resolver as dores no calcanhar de forma definitiva.