Foot Core – Você já ouviu falar?

Foot Core – Você já ouviu falar

Foot Core – Você já ouviu falar?

Os pés são a nossa base e suportam todo o nosso peso, responsáveis por conseguirmos ficar de pé e também por nossa locomoção. Por conta disso, necessita de atenção e cuidados redobrados não apenas durante uma lesão, mas diariamente. Uma das formas de tratamento é o conceito Foot CORE.

O pé é uma estrutura complexa cujas funções são governadas por numerosos músculos, ligamentos, tendões, nervos e articulações que trabalham juntos para fornecer equilíbrio e estabilidade e produzir movimento. E trabalhar o CORE significa trabalhar a estabilidade. Treinar para que as camadas musculares funcionem harmonicamente dando suporte aos movimentos.

O que é o CORE?

O CORE é considerado o centro de gravidade do nosso corpo, pois é nele que vai parar boa parte da sobrecarga das inúmeras atividades que fazemos durante o dia, tornando-o uma região muito vulnerável. Essa vulnerabilidade é o que provoca o aparecimento das dores musculares, desvios posturais e até da suscetibilidade a lesões nessa região.

O CORE do Pé ou Foot CORE, é um tratamento à base de exercícios aplicados aos pés, trabalhando para o fortalecimento de um grupo de pequenos músculos que dariam estabilidade ao pé, consequentemente a corrida e caminhada.

Estudos mostram que a massagem muscular e o fortalecimento do pé ajudam na reabilitação de lesões como a Fascite Plantar e lesões na coxa. Isso se dá pela melhora na absorção de energia, no controle rotacional do pé e todo membro adquiridos com o fortalecimento do Foot Core.

Para os praticantes de corrida, exercícios educativos e os de CORE são fundamentais na planilha de treino e muitas vezes acabam sendo o diferencial na sequência de provas e treinos sem lesão, ou mesmo na melhora da performance na prova com ganho de segundos a minutos no seu RP.

Você deve estar pensando “que exercícios especiais são esses capazes de me livrar das lesões e ainda melhorar meu tempo?”. Alguns deles são exercícios simples, adaptáveis facilmente ao seu treino ou mesmo ao dia a dia de escritório e Netflix. Mas apesar dos exercícios parecerem simples, eles demandam consistência, ou seja, regularidade para entender os movimentos e coordenar os músculos para assim obter os benefícios, que podem aparecer entre 6 a 8 semanas.

Possui dúvidas ou interesse em se aprofundar melhor sobre esse assunto? Agende uma consulta para que todas elas possam ser esclarecidas da melhor forma possível, trazendo assim, melhorias para a sua qualidade de vida.