Medicina Esportiva: O que faz o médico do esporte?

Medicina Esportiva O que faz o médico do esporte

Medicina Esportiva: O que faz o médico do esporte?

Apesar de ser uma especialidade médica com décadas de existência, a medicina do esporte foi apresentada ao público apenas nos últimos anos, devido ao aumento da prática esportiva regular.

A prática esportiva demanda bastante do corpo e praticamente de todos os sistemas: batimentos cardíacos são acelerados, há um maior consumo de oxigênio e de nutrientes, maior demanda sobre os músculos e as articulações em geral, concentrações hormonais diferentes etc.

O exercício físico frequente, embora extremamente benéfico, demanda uma série de cuidados especiais para não se tornar um vilão.

É recomendada uma análise especializada sobre o perfil corporal do indivíduo, incluindo características constitucionais e adquiridas, que permitem ações preventivas e também corretivas visando o aumento de performance e redução de impactos e lesões, sejam de atletas profissionais, sejam da população em geral.

Portanto, é essencial que exista um médico especialista que conheça bem todas essas demandas relacionadas à prática esportiva e saiba lidar com as principais lesões relacionadas.

Qual a função da medicina esportiva?

O médico do esporte atua diretamente na saúde do esportista ou atleta, visando a proteção e prevenção de doenças e lesões, melhora do desempenho, recuperação muscular ou reabilitação, preferencialmente integrado a uma equipe multidisciplinar.

Além disso, o profissional se propõe a auxiliar tanto a indivíduos saudáveis quanto portadores de condições (como obesidade, osteoporose, hipertensão arterial, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença coronariana) a alcançarem os benefícios da prática física com segurança e eficácia.

E o ortopedista nessa função?

No caso do ortopedista esportivo, além de recuperar a função da estrutura, ele deve utilizar tratamentos que permitam que o esportista volte a ter uma alta performance. Por isso, as abordagens, procedimentos e equipamentos utilizados podem ser muito diferentes.

O cuidado com o paciente e a comunicação com todos os profissionais envolvidos é fundamental para sua saúde e desempenho esportivo. Se começar a praticar exercícios está em seus planos, a medicina esportiva pode ajudar. Agende uma consulta!