Órtese para correção de Joanete funciona?

Órtese para correção de Joanete funciona

Órtese para correção de Joanete funciona?

O tratamento de joanete pode ser dividido entre o conservador e o cirúrgico. No conservador, muito se fala sobre o uso de órtese para a correção, mas será que realmente resolve o problema?

Uma vez que o joanete aparece, a primeira orientação médica é utilizar calçados de câmara anterior larga e profunda, para evitar o atrito com o dedo e a pressão deformante, como ocorre com os sapatos de bico fino. O uso de salto alto também deve ser evitado.

O calçado ideal é aquele em que o indivíduo se sinta confortável, cuja câmara anterior seja larga e alta, de modo a não apertar os dedos. Saltos baixos de no máximo três dedos também devem ser lembrados. Em relação ao solado do calçado, não deve ser super flexível, como rasteiras e sapatilhas.

As órteses, os espaçadores de dedo e as almofadas de joanete podem ser usados ​​e eventualmente aliviar os sintomas, mas infelizmente nenhuma destas opções de irá corrigir permanentemente a deformidade do joanete.

Nos casos moderados podem ser eficazes para a dor e ajudam para que a pessoa conviva com a condição mais tranquilamente.

Joanete tem cura, mas o melhor e único tratamento definitivo para o problema é a cirurgia. Mas maioria dos casos, a cirurgia só é indicada quando a joanete provoca muita dor e incômodo. A operação apenas para fins estéticos é contraindicada.

Lembre-se que apenas um médico ortopedista ou um fisioterapeuta são capazes de fazer uma análise do pé de cada pessoa antes de indicar qualquer tipo de órtese plantar. Agende uma consulta aqui!

E não se baseie em casos de amigos ou familiares, pois um pé é bem diferente do outro e mesmo que o caso seja semelhante, você não necessariamente vai ter o mesmo resultado.

LEIA MAIS SOBRE JOANETE E TIRE AS SUAS DÚVIDAS!