Importância de fazer avaliação com ortopedista antes de iniciar um programa de atividade física

avaliação com o ortopedista

Importância de fazer avaliação com ortopedista antes de iniciar um programa de atividade física

Praticar exercícios físicos é muito importante para manter a saúde do corpo e evitar o desenvolvimento de doenças. Entretanto, fazer uma avaliação com o ortopedista especialista em tornozelo antes de começar essa prática é essencial. Dessa forma, o paciente desenvolverá de forma correta as suas habilidades e não se sobrecarregará nos treinos.

 

Qual o papel do ortopedista?

Primeiramente vamos entender o papel do ortopedista. Ele é o médico responsável por cuidar e tratar os problemas mecânicos relacionados aos ossos. Em outras palavras, o ortopedista trata das fraturas, luxações, lesões do menisco, lesões ligamentares relacionadas à prática de exercícios físicos e atividades cotidianas.

Por exemplo, se está passando por uma rua com irregularidades e, por distração, você torce seu tornozelo, será o ortopedista que cuidará dessa lesão. Da mesma maneira quando os atletas sofrem lesões ligamentares do tornozelo, o ortopedista é quem irá diagnosticar e tratar.

Agora que entendemos o papel do ortopedista para nossa saúde, entenda a importância de sua avaliação antes da prática de atividades físicas.

 

Por que é importante a avaliação com o ortopedista antes de praticar atividades físicas?

Antes de começar os exercícios físicos é necessário passar por uma avaliação clínica. Dessa forma, o médico lhe pedirá exames que ajudarão a estabelecer a frequência e a carga de esforço no treinamento. Assim, você evitará sobrecargas excessivas, prevenindo lesões ligamentares e desgastes ósseos.

A avaliação com o ortopedista especialista em tornozelo deve ser feita por atletas e por sedentários que pretendem iniciar um programa de atividades físicas. Assim, também, a avaliação com o ortopedista garante a análise do histórico esportivo do paciente e suas fragilidades. Dessa maneira, a análise garante ao atleta uma orientação personalizada e eficaz antes de iniciar o programa de exercícios.

 

Como o ortopedista ajuda na prevenção de lesões?

Antes de mais nada, a avaliação com o ortopedista garante ao paciente que não sofrerá riscos ao realizar determinada atividade física. O ortopedista avalia:

A existência de alguma deformidade estrutural no paciente.
As características estruturais de maior risco.
Desvios de postura.
Alterações no tônus muscular.
Flexibilidade.
Desvios de eixo.
Mobilidade articular.

A princípio, todas as pessoas estão aptas à prática de alguma atividade física, sendo a avaliação importante para reconhecer os limites de cada paciente. Além disso, o ortopedista avalia a posição dos pés, pois eles sofrem em sua maioria o impacto dos exercícios. Assim, o médico poderá indicar a utilização de bandanas terapêuticas durante as atividades físicas. Isso ajuda a preservar as regiões do corpo que são mais suscetíveis às lesões durante os treinos.

 

Que tipo de lesões estamos expostos?

As entorses de tornozelos são as lesões mais comuns na vida das pessoas comuns e dos atletas. Elas estão associadas às atividades físicas de maior impacto:

Futebol.
Basquete.
Vôlei.
Corridas.
Saltos.

Além das entorses nos tornozelos, há outras lesões que estão relacionadas a atividades específicas. Por isso, a avaliação com o ortopedista especialista em pés é importante, pois cada esporte possui uma intensidade e exerce uma força particular no corpo. Quer saber mais sobre os fatores de risco para lesões nos tornozelos e a forma de prevenção? Acesse nossos artigos e em caso de dúvidas marque uma consulta com um ortopedista especialista em tornozelo em São Paulo.