Entorse de tornozelo

O que é uma entorse de tornozelo?

A entorse de tornozelo é uma lesão comum que normalmente ocorre em práticas esportivas ou no dia a dia. É uma inversão excessiva do pé, que gera um trauma na região ligamentar, podendo causar estiramento ou ruptura dos ligamentos do local. Na maioria das vezes pode causar muita dor e impossibilita os movimentos dos pés.

 

entorse de tornozeloMovimentos inesperados dos tornozelos como pisar em buracos, quebrar o salto do sapato, escorregar em escadas ou em pisos lisos são causas comuns que geram a entorse de tornozelo. Portanto, caso haja uma lesão deste tipo, é importante procurar o acompanhamento médico de um ortopedista especializado em pé e tornozelo para diagnóstico e tratamento.

 

Tipos de entorse no tornozelo

Dependendo o tipo de acidente, a entorse de tornozelo pode ser classificada em três graus distintos, que são caracterizados pela gravidade das estruturas que compõem a articulação. Portanto, dentre as classificações estão:

 

  • Leve (grau I): alteração das fibras que compõem ligamentos;
  • Moderado (grau II): rompimento parcial dessas fibras;
  • Grave (grau III): rompimento total dos ligamentos.

 

Uma entorse de tornozelo pode ser muito dolorosa, mas tanto a gravidade e início da dor pode ser muito variável. Em alguns casos a dor não aparece na primeira instância e em outros é instantânea. Mas vale ressaltar que o nível de dor não é indicativo da extensão da lesão.

Causas de uma entorse de tornozelo

A entorse de tornozelo pode ser causada por acidentes do dia a dia, como pisar em falso ou até mesmo tropeçar em um buraco. Aos praticantes de atividades físicas, esta lesão é bastante comum em esportes que exigem saltos, como vôlei e basquete, visto que o problema pode ocorrer na fase de aterrisagem.

 

entorse de tornozeloCorredores que são adeptos às trilhas ou adotam uma superfície acidentada para correr, também estão suscetíveis a sofrerem entorses de tornozelo, visto que a qualidade do terreno favorece este tipo de acidente.

 

O que devo fazer após uma entorse?

Mesmo que seja leve, é preciso interromper a atividade física ou outras ações que estão sendo realizadas no momento do acidente. Além disso, é preciso manter os pés elevados, repousar e aplicar gelo. Em seguida, um ortopedista especialista em pé e tornozelo deve ser procurado, para avaliação e diagnóstico, tendo em vista que a lesão apresenta diferentes graus e abordagens distintas.

 

Quais os sintomas da entorse de tornozelo?

Os principais sintomas da entorse de tornozelo que se apresentam na região são caracterizados pela dor na região, dificuldade em caminhar, hematoma na articulação, inchaço local e elevação da temperatura no local afetado.

Diagnóstico e tratamento da entorse de tornozelo

Como é o diagnóstico?

O diagnóstico da entorse de tornozelo é feito pelo ortopedista especializado, visto que este profissional tem um conhecimento aprofundado e segmentado desta estrutura, fato que auxilia em um diagnóstico mais assertivo.

 

entorse de tornozeloDurante a consulta, serão realizados testes clínicos, além de perguntas ao paciente para uma melhor compreensão de como a lesão ocorreu. O ortopedista também vai analisar o tornozelo acometido para constatar sintomas característicos de uma entorse.

 

Para complementar e sustentar o diagnóstico, exames de imagem são solicitados a fim de determinar o grau da entorse de tornozelo e prescrever o tratamento adequado.

 

Qual o tratamento para entorse de tornozelo?

O tratamento para pessoas que sofrem de entorse é de acordo com o grau da lesão, pois há vários níveis, que podem ser de estiramento e rompimento total, nos casos mais graves. Independente da torsão, é recomendado que se evite a realização de qualquer movimento brusco, visto que a situação pode se agravar.

 

Quando a lesão é de grau I, o tratamento tradicional geralmente apresenta bons resultados, ou seja, repouso e compressas de gelo. É importante observar a diminuição das dores entre o período de 48 a 72 horas. Se as dores persistirem, é possível que tenha ocorrido algum tipo mais grave de ruptura. Nesse caso, é importante procurar um especialista.

 

Para as lesões de grau II ou III o tratamento mais comum é iniciar um processo de reabilitação com a fisioterapia, visando inicialmente a redução do processo inflamatório e o acompanhamento de um ortopedista especialista em pé e tornozelo para avaliar se existe a necessidade de alguma intervenção cirúrgica.

Como prevenir a entorse de tornozelo

A prevenção é a principal ferramenta para evitar a entorse de tornozelo, portanto, é indicado que o paciente realize exercícios funcionais de fortalecimento, principalmente para as mulheres que possuem o hábito de utilizar salto alto no dia a dia, favorecendo este tipo de lesão.

 

Realizar o aquecimento antes das atividades físicas é fundamental para manter os músculos e articulações ativas, prontos para sofrerem com os impactos promovidos pelo esporte praticado.

 

Caso o paciente tenha sofrido com uma entorse leve, o ortopedista de pé e tornozelo também pode orientar para que este tipo de acidente não se repita com frequência, portanto, é sempre importante procurar a ajuda de um profissional para o diagnóstico e tratamento adequado.

Agendar consulta com Ortopedista de Pé e Tornozelo

Dr. Rodrigo Vicente

Endereço

Rua Iraúna, 195 – Vila Olímpia - São Paulo – SP

Telefone

(11) 3051-4304

    Últimas do Blog

    • A fratura no tornozelo é muito comum em nosso dia a dia. Ela é similar à entorse, porém acomete os ossos. Lesões esportivas, quedas de alturas e acidentes de trânsito são as causas mais comuns. A articulação do tornozelo é uma das mais importantes do...

    • Osteocondrite dissecante do tálus é uma lesão na cartilagem do tornozelo e pode ocorrer após uma torção. O paciente sente dor contínua e incapacidade de caminhar. Esse tipo de lesão ficou conhecida no mundo dos esportes por aparecer após um trauma prévio. É também conhecida...

    • Usar salto alto em excesso faz mal para o pé e tornozelo. Além disso, pode causar problemas aos quadris, joelhos e coluna. O salto alto altera a forma natural que a pessoa pisa no chão, colocando todo o peso do corpo na parte anterior do...